Justiça anula acordo entre Município de Nanuque e Copasa

Do pedido

A Câmara Municipal de Nanuque pleiteou a anulação e desconstituição da sentença homologatória do acordo judicial celebrado em 18 de dezembro de 2018 entre a COPASA e o Município de Nanuque, nos autos da Execução Fiscal nº 0043892-68.2011.8.13.0443, no valor de R$ 82.132.350,94 (oitenta e dois milhões cento e trinta e dois mil trezentos e cinquenta reais noventa e quatro centavos). O pedido foi julgado procedente com a determinação da anulação do referido acordo.

Da sentença

Na sentença, foi invocado o art. 32, inciso XIV da Lei Orgânica, que diz que compete privativamente à Câmara Municipal a autorização na realização de acordos externos de qualquer natureza, de interesse do Município.

O Juiz ponderou que o ato de remissão de dívida constitui renúncia de receita, sobretudo porque firmada em certidão de dívida ativa, título executivo que determina a presunção de certeza e liquidez do valor devido.

O Juiz destacou a evidência da irrazoabilidade e ilegalidade dos termos acordados pelo Município de Nanuque e a COPASA e a clara falta de zelo ao interesse público e tutela do erário municipal.

Conclui-se assim, que tal acordo foi considerado ilegal, desproporcional e negligente, pois celebrado sem autorização ou participação da Câmara Municipal, com grande desequilíbrio em desfavor do Município, com renúncia de receita, em clara desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal.

José Osvaldo Lima dos Santos – Presidente da Câmara Municipal de Nanuque

Acertada e de muita sapiência a sentença do Meritíssimo Juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Nanuque, Dr. Thales Flores Taipina, que determinou a anulação do citado acordo”, ressaltou José Osvaldo.

  • Assessoria de Comunicação –CMN
  • Email:contato@camarananuque.mg.gov.br
  • Tel: (33)3621-5200
Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
X
Click to listen highlighted text!