Vereadores do Município de Três Corações visitam a Câmara Municipal de Nanuque

Na Manhã desta quinta-feira (19), os vereadores Eder Augusto Costa (PSL) e Jorge Antônio Machado (PPS) do Município de Três Corações/MG, reuniram com Legislativo Nanuquense visando adquirir conhecimentos referente assuntos relacionados ao contrato celebrado entre o município de Nanuque e a empresa Copasa. Estiveram presentes: Presidente Rozilene Ramos Almeida (PSDB), Vice Presidente Valdemar Favorete de Souza (PSDC), Antônio Carlos Aranha Ruas (PSD), Carlos Lucas Nascimento (PSDC), Edson Fernandes dos Santos (PRB), Gilmar dos Santos Pereira (SD), Gilson Coleta Barbosa (PROS), Solon Ferreira da Rocha Filho (PMDB), Dra. Eliene Meira Stauffer (Procuradora da Câmara), Valdirene Aparecida Santos Passos (Diretora de Secretaria) e Dr. Adilson Fernandes Almeida (Coordenador do Procon 2007/2008)

vereador Valdemar Favorete (PSDC) iniciou o debate, chamando a atenção pelos inúmeros questionamentos do colega Solon nas reuniões da Câmara. “Em todas as sessões é comum ver questionamentos do Vereador Solon sobre a inexistência de contrato e a multa milionária que o Município tem com a Copasa, devemos chamar o prefeito para juntos encontrar uma solução viável para o Município”.

Vereador Solon Ferreira (PMDB), membro da Comissão Especial designada para tratar dos assuntos referente a copasa, falou da falta de comprometimento da Empresa com Município e ressaltou ainda, que desde o ano de 2004, vem lutando contra a Empresa pelo não cumprimento do Contrato firmado entre o Município de Nanuque e a Copasa. “Não votei para aprovação do projeto de concessão para copasa, por entender que naquele contrato nada existia em favor do povo Nanuquense. Fizeram seis reuniões consecutivas para aprovação do projeto, uma coisa jamais vista nesta Câmara. Hoje a Comunidade paga caro por isso”. Ainda de acordo Solon, agora o Município tem a chance de assumir todo o sistema de abastecimento de água da Cidade. “ Está em nossas mãos criarmos nosso SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Não existe mais contrato entre a Copasa e o Município. Temos que, nós vereadores, nos unirmos e criarmos esta autarquia”.

Aproveitando a oportunidade, Vereador Edson Fernandes (PRB), destacou a importância da reunião entre os colegas de outro município. “Foi muito importante a vinda de vocês aqui em nossa Cidade. porque agora sabemos a dimensão do estrago que a copasa faz além de nosso município, maas também, em outras cidades. Vamos juntos com nosso jurídico resolver o nosso caso, aqui, o mais rápido possível”.

Dr. Adilson Fernandes, Coordenador do Procon Municipal e responsável pela da Ação que originou a multa, fez explicações de todo andamento do processo do Procon em desfavor da Empresa Copasa.

Ao final da reunião, os parlamentares falaram das dificuldades vivenciadas também pelos munícipes de Três Corações ocasionados pela Copasa, que há dez anos cobra a taxa de esgoto sem tratamento. E fez agradecimentos a Presidente da Câmara.” Viemos à Nanuque, a fim de trocar experiência sobre a forma que a Copasa opera no município e saímos daqui felizes e satisfeitos pelas explicações e da forma como fomos acolhidos. Parabenizamos pela estrutura e organização.” ressaltou Eder Augusto.