Confira os próximos passos das comissões processantes instauradas na Câmara Municipal de Nanuque

Após a votação e acatada a denúncia, a Câmara Municipal sorteia os três vereadores que vão compor a Comissão Processante, grupo que dará prosseguimento à análise da denúncia.

Com essa definição, o presidente da Comissão Processante terá cinco dias para notificar o prefeito. Após isso, prosseguirão os prazos para defesa e ao final dessa etapa, a comissão emitirá parecer prévio, definindo pelo prosseguimento ou pelo arquivamento. Caso defina pelo prosseguimento, o processo volta a plenário para julgamento pela cassação ou não do prefeito.

Confira abaixo o detalhamento da continuidade do processo:

• Cinco dias após a sessão em que for recebida a denúncia, o Presidente da Comissão Processante deverá notificar o prefeito, com cópia da denúncia e documentos;
  • Após ser notificado, o prefeito terá o prazo de 10 dias, para a apresentação de defesa prévia, por escrito;
  • Após a apresentação da defesa prévia, a Comissão Processante emitirá parecer prévio no prazo de 5 dias, opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia;
  • Em caso de arquivamento, o parecer será submetido ao Plenário, que poderá confirmá-lo ou rejeitá-lo;
  • Em caso de prosseguimento, o Presidente da Comissão Processante dará início à instrução e determinará os atos, diligências e audiências que se fizerem necessários;
  • Não há prazo fixado para o andamento da fase de instrução;
  • Encerrada a instrução, o Prefeito terá o prazo de 5 dias para apresentar razões escritas;
  • Depois da apresentação das razões escritas, a Comissão Processante deverá emitir parecer final, pela procedência ou improcedência da acusação, e solicitará ao Presidente da Câmara a convocação de sessão para julgamento;
  • Na sessão de julgamento, serão lidas as peças que forem requeridas pelos Vereadores e Prefeito. Os Vereadores poderão se manifestar pelo tempo máximo de 15 minutos cada um. O Prefeito ou o seu Procurador terá o prazo máximo de 2 horas para produzir a sua defesa oral. Concluída a defesa, serão feitas tantas votações nominais quantas forem as infrações articuladas na denúncia. Considerar-se-á afastado, definitivamente, do cargo, o Prefeito com o voto de dois terços a favor da denúncia. Concluído o julgamento, o Presidente da Câmara proclamará, imediatamente, o resultado e, se houver condenação, expedirá o competente decreto legislativo de cassação do mandato de Prefeito. Se o resultado da votação for absolutório, o Presidente da Câmara determinará o arquivamento do processo. Em qualquer caso, é comunicado o resultado à Justiça Eleitoral.
  • Assessoria de Comunicação –CMN