terça-feira 19 de março de 2024 08:26:22

Atividades Econômicas

O Município Características gerais

Informações: OUVIDORIA MUNICIPAL

11704803O Município de Nanuque situa-se no Estado de Minas Gerais, na Mesorregião nº 41 – Nordeste Mineiro – e na Microrregião nº 169 – Pastoril de Nanuque –, tendo a sua posição geográfica determinada pelo paralelo de 17º 49’ 12” de latitude sul em sua interseção com o meridiano de 40º 20’ 30” de longitude oeste. A população de acordo com o Censo de 2000 (IBGE), oscila na faixa de 42.000 habitantes.

LIMITES – Limita-se ao norte pelos Municípios de Medeiros Neto e Lajedão, no Estado da Bahia; ao sul, pelos Municípios de Montanha, Mucurici e Ecoporanga, no Estado do Espírito Santo; a leste, pelos Municípios de Serra dos Aimorés, em Minas Gerais, e Mucuri, no Estado da Bahia; e a oeste, pelo Município de Carlos Chagas, em Minas Gerais. O Município se estende por uma área de 1.292 Km² e a sede municipal está situada a 97 metros de altitude.

POPULAÇÃO – O Censo Demográfico de 2000 apontou para Nanuque uma população em torno de 42.000 habitantes. Segundo dados da Agência do IBGE em Nanuque, relativos ao ano de 1991, o Município contava com 10.108 domicílios.

CLIMA – O clima é tropical úmido, com temperaturas variando entre máximas de 39º e mínimas de 20º, a precipitação pluviométrica é em torno de 1.064 mm anuais.

CLIMA E SOLO – O tipo predominante de solo é o PV – podzólico vermelho amarelo e a textura é média. O relevo apresenta-se com 70% plano, 27%ondulado e 3% montanhoso. Entre os principais acidentes geográficos, destacam-se: Rio Mucuri, Cachoeira do Tombo, Pedra do Fritz, Pedra do Bueno, ilhas do Rio Mucuri, Rio Pampam, Ribeirão das Pedras e Córrego Sete de Setembro.

Estrutura social e de serviços

· Formação Judiciária: a Comarca de Nanuque foi criada em 02 de abril de 1958. Atualmente é Intermediária e sua jurisdição abrange os Municípios de Nanuque eSerra dos Aimorés. Representam o poder do judiciário três juízes e doispromotores. Militam no foro local 96 advogados.
· Seis estabelecimentos bancários, dos quais dois oficiais.
· Um aeroporto (Aeroporto Jorge Schiber), com pista medindo 1.220 m de piso asfáltico.
· Estrutura de ensino: o Município atende atualmente 15.518 alunos de Ensinofundamental e Ensino Médio, assim distribuídos: 1.471 alunos na rede particular; 11.048 alunos em 13 escolas da rede estadual;3.088 alunos na rede municipal, em 03 escolas municipais urbanas, 11 escolas municipais situadas na zona rural e povoado, 18 unidades de pré escolar, 10 núcleos de educação de adultos, 350 crianças com educação infantil e 480 com curso profissionalizante (dados de 2004).
· Sistema viário: a rede rodoviária municipal conta com aproximadamente 240 Km de extensão além de cerca de 70Km de rodovias estaduais no interior do Município. A principal via de acesso é a BR-418 (Estrada-do-Boi) que liga a BR-116 (Rio Bahia) à BR 101 (litorânea) em âmbito federal.
· Representação política: a Câmara Municipal é constituída de nove vereadores.
· Comunicações: o Município conta com uma emissora de TV comunitária, seisemissoras de rádio FM, duas revistas de circulação mensal, um jornal semanal e um jornal mensal. Possui, ainda, um provedor local de internet e uma central de rádio faixa cidadão.
· Aspectos culturais: um museu, três clubes sociais, três clubes de campo, um estádio de futebol, um horto florestal, um parque de exposição e eventos.

· Órgãos públicos e privados: CODEMA, EMATER-MG, IEF, IMA, INSS, POLÍCIA FLORESTAL, PROCON, RECEITA FEDERAL, SEBRAE, SENAR, SIAT, CEAM, Lar dos Idosos São Vicente de Paula, Lar Maria de Nazaré (Casa do Menor), Creche Cruzeiro do Sul, Cooperativa Mista, Credinorte, CDL, ACIN, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Loja Maçônica Estrela do Mucuri, Loja Maçônica Amor e Fraternidade, Loja Maçônica Acácia do Vale, Lions Clube Nanuque – Sobral, Lions Club Centro, Rotary Clube.
· A assistência médico-sanitária está a cargo de três estabelecimentos, com 154 leitos e seis postos de saúde urbanos, dois postos de saúde rurais e cinco equipes do Programa Saúde da Família. Conta, também, com cinco laboratórios e nove farmácias.
· O corpo de saúde é constituído de 39 médicos, 32 dentistas, oito farmacêuticos, sete enfermeiros e 68 auxiliares de enfermagem.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

Tendo como referencial o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medida criada pela ONU para avaliar o bem-estar da população nos aspectos de vida longa e saudável, escolaridade e padrão de renda, chegamos à conclusão de que os municípios do Vale do Mucuri apresentam níveis de IDH tão baixos quanto os do Vale do Jequitinhonha e da Região Nordeste brasileira. São indicadores sociais e econômicos que estão bem distantes da média da Região Sudeste e do Brasil, por inteiro; assemelham-se muito mais aos índices de países africanos, onde são registradas as mais baixas taxas de expectativa de vida, escolaridade e renda per capita, enquanto, por outro lado, os referenciais de mortalidade infantil e miséria são altíssimos.

O IDH determina as condições, essenciais para a sustentação da vida, baseando-se no tripé renda, saúde e educação. Em Minas Gerais, segundo cálculos do Governo Federal e das Nações Unidas, existem 194 cidades com IDH muito baixo. E mais: nada menos que 10% dos municípios mais pobres do Brasil estão no Vale do Mucuri, no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas.

Tomando-se por base as 209 microrregião nacionais mais pobres, 12% delas estão em Minas Gerais. Os Vales do Mucuri e Jequitinhonha e o Norte de Minas aparecem com destaque em quaisquer estatísticas relativas à miséria. Impossível negar que o nosso Estado tem enormes bolsões de pobreza, agravados com as dificuldades decorrentes das crises econômicas que se sucederam em décadas passadas, sobretudo nos anos 80 e 90.

Dentro da Microrregião, Nanuque é o município que expressa a menor taxa de analfabetismo, hoje em torno de 13%

Dados oficiais revelam que o IDH médico dos municípios do Vale do Mucuri encontra-se hoje na faixa de 0,493, o mesmo grau relativo ao Norte de Minas, pouco acima do IDH do Vale do Jequitinhonha, que é de 0,467, o menor do Estado. Uma posição que nos distancia em muito do índice do Sul/Sudeste do Estado, que é de 0,695, e do Triângulo Mineiro – 0,741. O Estado de Minas Gerais possui um IDH até certo ponto privilegiado, de 0,823.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
X
Click to listen highlighted text!