Câmara de Nanuque realiza sessão ordinária com apresentação de três projetos de lei

Com três proposições de lei na pauta, a Câmara Municipal de Nanuque, realizou na noite desta segunda-feira (07), a primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar. Estiveram presentes em plenário os treze senhores vereadores.

Iniciando aos trabalhos, a Presidente da Mesa, Rozilene Ramos Almeida (PSDB), solicitou do Secretário Marcelo Santos Félix (PSDC), fazer leitura das matérias em pauta: PL 026/2017 que: “Autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação Municipal de Saúde de Nanuque-MG, dá outras providências”; PL 027/2017 que: “Dispõe sobre  a cobrança dos créditos tributários inscritos e não inscritos na Divida Ativa do Município de Nanuque com redução de juros e multas e dá outras providências”; PL 028/2017 que: Dispõe sobre concessão de subvenção social a entidade que especifica e dá outras providências”. NA APRESENTAÇÃO DE PROPOSIÇÃO, usaram da palavra os seguintes vereadores:

Rufino de Freitas caíres Neto (PSD)

Solicitou providências do prefeito municipal, a reposição e término do calçamento da rua Gama no bairro São Geraldo e finalizou, parabenizando a Presidente da Casa, pela reforma nas estruturas da Câmara.

Carlos Lucas do Nascimento (PSDC)

Fez agradecimentos à todos presentes na sessão e aos que acompanham através da internet; apresentou requerimentos ao prefeito municipal solicitando a elaboração de projeto para construção da escadaria da rua carijós, no bairro Getúlio Vargas; da abertura da rua Pouso Alegre entre ruas Lagoa Santa e Bela Vista; construção de dois redutores de velocidades da rua C, no bairro Caic; realização de serviços de poda de árvores da rua Pouso Alegre, entre as ruas Lagoa Santa e Águas Formosas; serviços de patrolamento de ruas no bairro UDR, UDR II e Izadelfia Ferraz de Brito; inicio da operação tapa buracos nos bairros da Reta e Romilda Ruas; apresentou Projeto de Resolução nº 007/2017 que: Concede o Título de Cidadão Honorário ao Sr. Deolisando Rodrigues Fraga.

Vereador Gilmar dos Santos Pereira (SD)

Apresentou Indicação nº 379/2017 que: “Requer a implementação de Conselhos Comunitários de Saúde nos bairros de Nanuque e nos distritos de Vila Pereira e Vila Gabriel Passos”; Indicação nº 380/2017 que: Solicita a inclusão do Município de Nanuque no Mutirão da Seda e Projeto Desenvolver para regularização de terras.

Vereador Antônio Carlos Aranha Ruas (PSD)

Apresentou Indicação nº 382/2017 que: “ Requer a inclusão do Município de Nanuque no Programa Plantando o Futuro, que tem foco nas áreas degradadas, nascentes de rios e seus afluentes e matas ciliares, bem como, a arborização urbana; solicito do prefeito municipal, o patrolamento das estradas que ligam aos distritos de Vila Pereira, Vila Gabriel Passos e ramais.

Sidnei Pereira da Silva (PPS)

Apresentou Indicação 383/2017 que: Requer a construção de redutores de velocidades na avenida Belo Horizonte no trecho compreendido entre as ruas Bocaiuva, Cataguases e Praça Carlos Chagas.

Benta Viégas Bouzada (REDE)

Solicita do prefeito municipal, a construção de meio-fio em trechos da rua Carijós; aquisição de computadores para escolas municipais, visando a implantação do diário escolar eletrônico.

Edson Fernandes dos Santos (PRB)

Apresentou Requerimento nº 040/2017 que: Requer a convocação do responsável pela Estação Rodoviária de Nanuque; solicitou esclarecimentos da empresa prestadora de serviços de transportes urbano coletivo, no que se refere a gratuidade de acompanhantes para pessoas portadoras de deficiência física; requer cumprimento da Lei nº 1.634/2005, que dispõe sobre a criação de estacionamento privativo de veículos que transportam ou seja conduzido por pessoas portadoras de deficiência, no âmbito do município;

Marcelo Santos Félix (PSDC)

Solicitou do prefeito municipal, a designação de dois profissionais médicos permanentes para realizações dos plantões no Hospital e Pronto Socorro Renato Azeredo; Indicação nº 371 que: solicita do prefeito municipal a criação da Clinica Municipal de Fisioterapia;

Elienis Oliveira Santos Tigre (PMDB)

Fez leitura de oficio encaminhado pelo Deputado Federal Rodrigo Pacheco (PMDB), informando que no período de 18 de julho a 10 de novembro de 2017, a Escola Móvel do SESI SENAI estará em Nanuque, oferecendo duzentos e vinte vagas de qualificação profissional para os cursos: eletricista predial assistente e pedreiro de alvenaria assistente.

Solon Ferreira da Rocha Filho (PMDB)

Fez alerta a todos sobre a área territorial entre os municípios de Nanuque com Serra dos Aimorés e comunicou divergências existem em áreas do Município que faz divisa com estado do Espírito Santo; Solicitou do prefeito municipal informações sobre a liberação de vebas no valor de R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões), para o Município de Nanuque, que foram destinados a melhoria das redes de tratamento de água e esgoto da Cidade; solicitou a criação do SAAE no Município; solicitou da Presidente da Câmara, a presença do Advogado Dr. Mauro Bomfim, para que junto com o Jurídico da Câmara possam tomar as medidas necessárias com relação a Copasa.